O Risoto é um dos pratos mais tradicionais da gastronomia italiana. Sua técnica original  é única e imutável, porém, surgiram inúmeras versões ao longo dos anos. As versões mais modernas envolvem dar graça ao prato, retirando um pouco da gordura e das calorias que envolve o dito prato.

Os ingredientes básicos para o risoto são: cebola, alho, pimentões, alho poró, azeite de oliva extra virgem, manteiga, queijo parmesão, vinho e o caldo. Com estes ingredientes, faremos todo e qualquer risoto, bastando agregar “aquele” que dará o nome ao prato (queijos, funghi, aspargos, frango, legumes, etc).

Na gastronomia saudável, usamos muito o caldo de legumes como fundo, e serve para qualquer tipo de risoto. Fervemos em fogo brando por mais ou menos 30 minutos, sem deixar o caldo turvar, legumes a sua escolha como: cebola, alho, salsão, cenoura, alho poró, cheiro verde, etc. Podemos ainda completar, com temperos e especiarias como louro, pimenta do reino, cravo, tomilho, sálvia, alecrim, casca de limão, etc.  Após coado está pronto para o uso.

Calcula-se que 1 xícara de chá de arroz absorva de 3 a 4 xícaras do líquido. O líquido deve estar sempre bem quente, quase fervendo. Se ele estiver frio irá abaixar a temperatura do conteúdo da panela e prejudicar o processo de cozimento. O caldo deve ser colocado aos poucosna panela, concha por concha, sobre o arroz. Deve-se regar constantemente e de maneira gradual, para que o amido do arroz se desmanche pouco a pouco.

Para aveludar, normalmente usamos a nata ou creme de leite fresco, mas,  para reduzir a gordura, conseguimos um bom resultado com o requeijão na versão light.

Já deu água na boca? Então acesse agora nossas opções de risotos para todos os gostos!