O inverno, como todos sabem nos leva a degustar pratos mais “quentes”, como sopas, feijoadas, mocotós, chocolates, sem falar nas maravilhosas tardes degustando um farto café colonial.

No entanto, todas estas delícias são excessivamente calóricas e nos levam a acumular gorduras.

Por isto vamos falar sobre alimentação saudável no inverno.

É comum se pensar que, com a chegada do inverno, torne-se necessário um consumo maior de alimentos, devido às necessidades aumentadas de energia para compensar a redução da temperatura. Ou seja, mais calorias para manter a temperatura corporal.

É natural haver aumento do apetite nos dias frios, como conseqüência da necessidade do organismo em produzir mais calor. Porém, é importante ter cuidado nos “exageros” típicos do inverno. 

Chocolate

Um exemplo disso é o maior consumo de chocolate no inverno, o que pode ser perigoso para algumas pessoas. O chocolate é rico em gorduras, podendo conter até mesmo gorduras saturadas (as mais perigosas para o coração), devido à adição de leite e/ou manteiga, o que pode aumentar os níveis de colesterol quando consumido em excesso. Uma opção é o chocolate amargo ou meio amargo o qual contém menos açúcar que o normal, embora seja também calórico. Todo o cuidado é pouco…

Bebidas

O consumo aumentado de bebidas alcoólicas nos dias frios também pode ser prejudicial, se não for controlado. As bebidas alcoólicas são fontes de calorias vazias para o organismo, ou seja, fornecem apenas calorias e nenhum nutriente. Um consumo indiscriminado de álcool pode representar um consumo exagerado de calorias e, conseqüentemente, levar a ganho de peso. Vale lembrar que toda caloria consumida poderá ser armazenada no organismo na forma de gordura, caso não seja gasta de alguma forma (exercícios físicos, atividades metabólicas etc).

Sopas

No inverno é o momento ideal para se abusar das sopas ou cremes preparados com vegetais e grãos (ervilha, lentilha, feijão, grão de bico, aveia, trigo para quibe, etc). Sopas de legumes com grãos são uma excelente opção de jantar para as noites frias, acompanhando-as com torradas e queijo branco. Carnes magras podem ser acrescentadas a essas sopas, o que faz aumentar o valor nutritivo.

É importante cuidar da alimentação durante o inverno e não exagerar no consumo de massas, doces, bebidas para compensar o apetite aumentado. Uma boa seleção de alimentos pode suprir as necessidades aumentadas de calorias sem levar a um aumento do peso corporal.

RECEITINHA DE SOPA ENERGÉTICA ( Rendimento 6 pessoas)

INGREDIENTES

1 moranga cabotiá descascada e cortada em cubos

4 cenouras médias cortadas em cubinhos

1 batata grande cortada em cubinhos

1 cebola picadinha

1 dente de alho

2 colheres de alho poró cortadinhos

1 colher de cafezinho de gengibre picadinho

1 bouquet garni ( molho de cebolinha, salsinha, salsão, tomilho, amarradinhos)

MODO DE PREPARO

Colocar água em uma panela funda, colocar o bouquet garni para ferver. Refogar em pouco óleo o alho, alho poró, a cebola e adicionar no caldo. Colocar a moranga, a batata e a cenoura com o gengibre no caldo para ferver por 40 minutos. Bater tudo no liquidificar e está pronta para servir. O gengibre, por ser termogênico, melhora a circulação e dá uma sensação de calor no corpo, muito bom para aquecer nossos dias de inverno…