A dieta no mundo moderno deveria ser formada por frutas, verduras, legumes e grãos dando origem a uma alimentação saudável e saborosa. Aliado a estas, alimentos como peixes, laticínios e carnes magras com moderação podem ser levados em consideração em uma dieta balanceada e individualizada. 

No entanto, as pessoas passaram a ingerir alimentos industrializados e ultraprocessados, pobres em vitaminas e sais minerais que poderiam agir na prevenção de inúmeras doenças.

Alguns alimentos podem contribuir para a saúde do seu corpo, auxiliando na prevenção do câncer de mama:

Brócolis

As crucíferas, como o brócolis, podem auxiliar no combate às células cancerígenas, seguido pela couve-flor e o repolho. O consumo ideal é de uma xícara por dia. Pode ser usado em saladas ou pratos quentes.

Cenoura

A cenoura, rica em betacaroteno tornou-se muito eficaz contra o câncer de mama, pois é um eficaz antioxidante, prevenindo a formação de radicais livres. A cenoura pode ser usada em sucos, em saladas cruas ou cozidas,  em pratos quentes ou em bolos e sobremesas.

Soja

A soja e seus derivados, como extrato de soja, tofu e outros, são ricos em fitoestrogênio, atuando como preventivo nas alterações hormonais comuns na menopausa, por exemplo. A soja pode ser utilizada torrada como petisco ou complementação de saladas, em pães, em lanches, em saladas ou pratos quentes complementando o teor proteico das dietas alimentares das mulheres adolescentes, adultas ou em climatério.

Cúrcuma

Temperos como pimentas e cúrcuma são ricos em polifenóis e antioxidantes que possuem ação antiinflamatória. Usadas para aromatizar e dar mais sabor a pratos elaborados com vegetais ou carnes, enriquecem a dieta e melhoram a qualidade de vida das mulheres.

Salmão

O salmão é um peixe rico em ômega-3. O ômega-3 é um conjunto de gorduras saudáveis que trazem inúmeros benefícios para o nosso organismo, auxiliando no sistema cardiovascular e imunológico. Pratos elaborados de forma saudável com salmão são sempre muito bem-vindos nas refeições de almoços e jantares ou mesmo em lanches.

Frutas Vermelhas

A amora, framboesa, morango e outros frutos vermelhos são ricos em antocianinas que inibem o crescimento das células anormais, além de ser ricas em fibras, vitamina C, e flavonóides. Preparadas cruas, em sucos, em caldas e em sobremesas dão mais cor e sabor a alimentação das mulheres em todas as fases da vida.

Romã

A romã é outra fruta rica em antioxidantes que pode atuar na prevenção de radicais livres. Pode ser usada em sucos, pratos salgados ou em sobremesas.

Uva

Os flavonóides, presentes na uva tem efeitos benéficos no organismo, no entanto, o suco de uva também o possui e está livre do álcool, sempre tão prejudicial a tantas doenças. A uva também pode ser usada na preparação de sobremesas deliciosas, combinadas com outras frutas ou chocolates.

RECEITINHA FUNCIONAL: Hambúrguer de Grão-de-bico com Cúrcuma

Ingredientes:

  • 4 xícaras de grão de bico;
  • 1 cebola média;
  • 1 xícara de farinha de aveia;
  • água;
  • azeite a gosto;
  • sal a gosto;
  • cúrcuma a gosto;
  • coentro a gosto;
  • cebolinha a gosto.

Modo de preparo:

Deixe o grão de bico de molho em água por 10 horas. Escorra e leve para cozinhar na panela de pressão com água por 30 minutos. Tire a pressão, escorra e transfira para uma panela com água gelada para retirar as cascas com mais facilidade. Em uma panela, refogue a cebola picada no azeite e deixe dourar. Acrescente o grão de bico e refogue rapidamente, tempere com sal e cúrcuma. Depois triture essa mistura com um mixer ou liquidificador. Tempere com os ingredientes restantes, incorpore a farinha de aveia e sove a massa de grão de bico até obter uma consistência mais sólida. Modele os hambúrgueres do tamanho desejado, coloque em uma assadeira untada com azeite e leve para dourar dos dois lados em forno médio pré-aquecido. Sirva com salada de folhas verdes. 

Fonte: Câncer de Mama, Receitas Saudáveis para Prevenção e Tratamento. STEFANI, Marlise Potrick. STEFANI, Giovanna Potrick. Edição Nutritécnica, 2018.

MARLISE POTRICK STEFANI 

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